23 janeiro 2017

Livros de primeira para ler sobre a segunda

Tem nome melhor para esse post?! hahaha quem deu essa ideia brilhante foi o Gabriel aka parceiro. Então hoje vou indicar para vocês livros de primeira que se passam/falam da segunda guerra mundial! :)


O colecionador de lágrimas - Holocausto nunca mais

O colecionador de lágrimas é um romance histórico e psiquiátrico sobre o drama da segunda guerra. Júlio Verne é um professor de historia, acostumado a provocar seu alunos, tudo vai normal até ele começar a ter pesadelos sobre a segunda guerra, mas não pesadelos qualquer, ele se sente realmente dentro do sonho e no sonho ele não reage da maneira que pensa, ele se acovarda e não defende aquilo que ele acredita, revoltado e perturbado com isso, ele começa a trazer pra dentro das suas aulas os dramas e acontecimentos que ele possui sobre a segunda guerra, mas coisas mais estranhas começam a acontecer, ele começa a receber cartas do passado, algumas assinadas por ele, e ele começa também a sofrer perseguições nazista. Todos ao seu redor começam a desconfiar da sua sanidade mental. Será que Júlio Verne está enlouquecendo?


Esse livro é extremamente interessante porque é a vida de um professor, então quando ele está dando as aulas para os alunos você consegue se sentir ali porque o livro é muito rico em detalhes. Você fica realmente chocada com tudo que aconteceu e como a mente de Hitler era perversa, confesso que chorei em algumas partes. Esse livro foi escrito por um autor brasileiro.. Ele é um pouco grosso (376 páginas) mas como é um assunto particularmente que eu adoro a leitura fluiu bem rápida. Esse livro é o primeiro de uma série e vai virar filme!

A menina que roubava livros

Esse livro é diferente de tudo que você já leu porque ele é narrado pela morte. Ele fala sobre a vida de Liesel, uma menina que fugiu da guerra com a sua mãe que é comunista e com o seu irmão, na viagem de trem até ela chegar a um casal adotivo que cuidara dela e do seu irmão por dinheiro, seu irmão falece e é enterrado por um coveiro, o coveiro deixa um livro cair e esse é o primeiro de muitos que ela vai roubar. O pai adotivo da Liesel é muito amoroso e ensina ela a ler, e a menina se apaixona por esse mundo da leitura.


Eu me apeguei muito a Liesel, Rudy e ao Max no decorrer do livro que também é um pouco grande (480 páginas) e chorei horrores no final. Até hoje não consegui ver o filme completo mas as partes que eu vi se parecia muito com o livro. O livro não aborda a segunda guerra em si, mas como se passa na Alemanha nazista da para ver os estragos dessa guerra pelo cenário e personagens de toda a história.

O diário de Anne Frank 

Esse livro é um diário de uma adolescente judia que viveu em um mundo nazista. Essa edição contém todas os trechos encontrados do diário de Anne ao contrário da primeira edição que teve uns trechos cortados pelo seu pai.. O livro contém fotos pessoais da família e amigos que ajudaram eles!





Esse livro me surpreendeu muito, é chocante vê como Anne era uma menina muito inteligente, estudiosa e curiosa; E como ela conseguiu ser uma adolescente com problemas normais mesmo confinada por mais de um ano. Eu me apeguei muito a ela e também chorei horrores no final. O mais triste disso tudo é você pensar em quantas Anne's o mundo perdeu por causa da crueldade do nazismo. Por conter trechos sobre a guerra o diário é considerado um documento histórico. 

O menino do pijama listrado

O menino do pijama listrado conta a história de um menino de 9 anos chamado Bruno que mora em Berlim no ano de 1943, sua vida é totalmente boa e divertida ao lado dos seus 3 melhores amigos da vida toda, até que um dia ele chega em casa e encontra a criada arrumando suas coisas em caixas e descobre que vai ter que se mudar, Bruno fica super triste com a noticia e tenta convencer a todos que eles estão cometendo um grande engano em se mudar, mas não consegue. Quando chega na sua nova casa, é um lugar totalmente feio e isolado, e não tem nenhuma casa por perto e nenhuma outra criança pra brincar. Até que um dia ele olha para fora da sua pequena janela e enxerga o que pra ele é uma fazenda com cercas envolta e pessoas de pijamas listrados dentro e tem crianças lá também para ele brincar, ele só não entende porque elas todas estão lá e usando roupas iguais. Em uma tarde ele resolve ir explorar que é uma coisa que ele ama fazer e acaba indo de encontro até a cerca, e lá ele conhece um menino de pijama listrado, e é ai que tudo começa a mudar.


O Bruno é um menino muito engraçado, curioso e principalmente inocente, ele consegue sentir inveja das pessoas que vivem naquela fazenda porque elas tem com quem brincar enquanto ele vive sozinho, e isso muito assustador. Ao contrário de muito livros passados na segunda guerra, ele não é narrado por uma criança judia então ele vê tudo de fora com uma inocência assustadoramente incrível. E com certeza eu chorei muito no final. 

Gente, que delicia fazer essas resenhas, relembrei de todas as história desses livros e como vocês puderam perceber eu chorei em todos. Teve uma época que eu estava muito interessada em ler livros sobre a segunda guerra, então fui comprando/pegando emprestado e nunca mais devolvendo esses livros e eu tenho muito apego emocional por todos eles. 
Recomendo muito essa leitura e acho que todos deveriam pelo menos ler um desses, esse assunto é muito importante e trás muito enriquecimento histórico e te ajuda a enxergar o mundo e as pessoas de uma forma muito mais empática. 
Enfim, vocês já leram esses livros? Gostam de ler sobre segunda guerra? Ficaram curiosas para ler algum?
Dúvidas e sugestões nos comentários, sempre leio e respondo. 


55 comentários:

  1. A menina que roubava livros eu tenho, mas não li ainda.
    Adorei as dicas.
    Beijos!
    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lê sim, é ótimo, apesar da história ser grande é bem envolvente. :)
      Obrigada. Beijos! ❤

      Excluir
  2. Oi Cris, tudo bem?
    Eu já li "O diário de Anne Frank" e " O menino do pijama listrado" e só de lembrar, me emociono.
    São dois livros lindos, mas tão tristes também né?

    Estou colocando os outros na minha lista. Valeu pela dica.

    bjOO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany
    Conheça também o Breshopping da Dany KIDS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo e você? :)
      São lindos e tristes mesmo, dá um aperto no coração. De nada!!
      Beijos. ❤

      Excluir
  3. Como assim não conhecia Blink??? Eles são a influência de muitaaaa gente por aí. Recomendo ouvir :)
    Não li o livro, mas o filme de "O menino do pijama listrado" é lindo e triste :(
    Ótimas recomendações!

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lindo e triste mesmo, impossível não se emocionar. Obrigada! :)
      Beijos. ❤

      Excluir
  4. Oi Cris os três livros pela sinopse são incríveis fiquei desejando ler com certeza!!
    Beijoss
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Já li A menina que roubava livros e é lindo. Um dos meus livros favoritos da vida
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca li esses livros, o assunto guerra não me anima muuuuito. Mas A menina que roubava livros e O menino do pijama listrado são livros que estão na minha listinha há séculos, não vejo a hora de ler!

    Beijos
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi.. Espero que leia em breve e goste tanto quanto eu! :)
      Beijos. ❤

      Excluir
  7. Amo ler, mas confesso que ainda não li nenhum desses, então, valeu pelas dicas!
    Seguindo seu blog
    Bjs
    estilomulhervirtuosa

    ResponderExcluir
  8. Eu já conhecia por nome mas nunca li. Tenho vontade de ler o segundo! Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  9. Esse último eu tenho que ler, todo mundo está falando tanto sobre ele!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é bem conhecido mesmo, ainda mais depois do filme. :)
      Beijos! ❤

      Excluir
  10. Não tenho lido muito. Mas vou tomar nota!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  11. Nunca li nenhum, da lista o único que eu não conhecia foi o de Augusto Cury. A menina que roubava livros eu assisiti ao filme e foi muito bom, O Diário de Anne Frank eu comecei a ler e não terminei, pq sou preguiçoso porque o livro/leitura era boa. Sobre a temática eu já li Inverno na Manhã, uma Jovem no gueto da Varsóvia, é estilo diário de uma menina Judia (Será que judia pe o feminino de judeu???) que escreveu diários é semelhante a Anne Frank e é muito bom.

    https://blogincensurado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O do Augusto eu acho que é o menos conhecido. Segundo o google judia é o feminino de judeu sim! haha até eu fiquei confusa e tive que ir conferir no google! :)
      Nunca ouvi falar desse, vou procurar. Beijos! ❤

      Excluir
  12. Eu vi o filme A menina que roubava livros e o menino do pijama listrado, mas não teria coragem de ler o livro, acho que deve ser mais forte.
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que é mais forte também, porque é mais detalhado então você se apega mais! :)
      Beijos. ❤

      Excluir
  13. Amo história, esses livros são meu fraco. Deu até saudades do livro 'A garota que você deixou para trás' que passa na primeira guerra mundial, é maravilhoso, você deveria lê-lo <3

    Born in 1996

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não conhecia ele, vou procurar. Obrigada por indicar! :)
      Beijos! ❤

      Excluir
  14. A menina que roubava livros ♥
    amo muito! o filme tbm é perfeito !
    beijos
    http://www.tatycamposblog.com/

    ResponderExcluir
  15. A menina que roubava livros e o diário de Anne Frank são incríveis <3

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  16. OOOOOOI

    realmente o título ficou sensacional! HAHAHAH
    da sua lista, só li A Menina que ROubava Livros. Tenho O Colecionador de Lágrimas nas minhas próximas leituras aqui :B
    e o menino do pijama listrado... depois da emoção que senti ao ver comofilme, nem tive vontade de ler pra não morrer de chorar D: HAHAH

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláaaa, meu namorado é muito do marketing, né?! haha :)
      Espero que goste do o colecionador de lágrimas tanto quanto eu.
      Com certeza é de morrer de chorar.. Beijos! ❤

      Excluir
  17. O menino do pijama listrado eu nunca li, mas já vi o filme e gostei bastante! <3 beijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
  18. Ainda não lemos nenhum livro sobre a Segunda guerra Mundial, por se tratar de um tema muito forte e emocionante, mas são livros interessantes.

    Beijos


    onlyinspirations.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é um tema que agrade todos mesmo, mas é interessante saber um pouco. :)
      Beijos! ❤

      Excluir
  19. mt boas essas indicações, nunca li nenhum desses, mas tds sao super bem falados

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  20. Oi Cris, tudo bem?
    Dos livros que você comentou no post, o único que já li foi 'A Menina que Roubava Livros' e eu achei a história bem comovente. Lembro que chorei praticamente do início ao fim <3
    Os outros livros eu já havia ouvido comentários, mas ainda não os achei para comprar :/

    Beijos
    barbfurtado.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Barb, tudo e você? :)
      Eu também chorei muitooo com a menina que roubava livros. Acho que é mais fácil pra comprar pela internet! Beijos! ❤

      Excluir
  21. A menina que roubava livros é um dos meus preferidos.
    Beijinhoos. ❤
    Amor de Lua Azul
    Instagram - Google + - Twitter

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Assisti o filme do menino do pijama listrado....foi emocionante..mas o livro achei meio parado....
    bjs

    http://diariodalulu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. :)
      Como assim? Eu achei os dois bem parecido.. Beijos! ❤

      Excluir
  23. Olha a maioria eu já li! o primeiro não conhecia, mas gostei! o menino do pijama listrado, e a menina que roubava livros são incríveis !! e o diário de Anne eu amei <3 quero muito ler :)
    beijos



    https://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro eu acho que é o menos conhecido, os outros já são um poucos mais conhecidos. Fico feliz que tenha gostado! :)
      Beijos. ❤

      Excluir
  24. Tô tão agitada ultimamente que não lembro da última vez q consegui sentar e ler um livro inteiro :/
    Mto boas as suas recomendações!
    Bjos
    www.armariodemoca.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses eu li já tem um pouco de tempo também, to um tempinho sem ler! Obrigada. :)
      Beijos! ❤

      Excluir
  25. Eu sou louca pra ler "A menina que roubava livros", porque vi o filme e achei super interessante, o mais diferente é que é narrado pela morte né? Muito doido! "O diário de Anne Frank" também. "O menino do pijama listrado" eu não vi o filme todo, então tenho mais curiosidade ainda. Adorei a seleção de livros, todos muito bons!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, ser narrado pela morte é o mais bizarro! :)
      Fico feliz que tenha gostado. Beijos! ❤

      Excluir
  26. Eu já li A menina que roubava livros, O diário de Anne Frank e já comprei o Menino do pijama listrado rsrsrs, adoro, bjus!

    bomhumornaosaidemoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Se eu já chorei vendo o filme O menino do pijama listrado, magina lendo o livro...Esse diário da Anne Frank sou louca pra lê, acho que já era pra ter virado filme, cara. ♡ xoxo, Blog B de Bia

    ResponderExcluir

Bem vindos ao Coruja sem asas!
O comentário de vocês é super importante pra mim. Se gostar muito do blog não esquece de seguir. ❤
Duvidas ou sugestões: corujasemasas@gmail.com
Obrigada e volte sempre!